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Dicas para baixo-elétrico
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O baixo faz parte dos instrumentos de base. Raramente ele é usado para solo. Na linguagem musical dizemos que alguns instrumentos servem de chão (apoio). O baixo é um deles. Quando o baixo é usado para improviso ou solos, é um grande evento, a ponto de ser necessário até a mudança na execução dos demais instrumentos.
O baixo elétrico sofreu diversas mudanças com o passar do tempo. Hoje, além do de 4 cordas, existem baixos de 5, 6 e até 8 cordas. Tudo depende da capacidade do músico e da proposta de seu trabalho.
A clave de Fá na quarta linha do pentagrama é usada para a notação musical (partitura) do baixo elétrico.
Apesar de alguns músicos usarem palhetas, o baixo é um instrumento executado, na maioria das vezes, com os dedos, mais especificamente o indicador e o anular. Chamamos esta execução de pizzicato.
Existem ainda outras técnicas interessantes, como slap, que consiste em bater nas cordas com o dedo polegar e puxá-las com o indicador.
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Dicas sobre execução:
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Evite o excesso de notas. Especialize-se em ser um bom condutor;
Evite trabalhar nas regiões agudas. O baixo é um instrumento caracterizado por seu grave e seu peso. Seu timbre característico se faz necessário para o contexto musical;
Tenha interesse por instrumentos de percussão, como a bateria. O baixo, apesar de tocar notas musicais, tem muita coisa a ver com percussão. O bumbo da bateria e o baixo devem estar "casados". Geralmente, bateristas e baixistas mantém um bom relacionamento por causa de seus instrumentos;
Amplie seu conhecimento harmônico. Sem ele você será um baixista limitado e sujeito a dar muitas "notas na trave". Creio ser necessário para o baixista tocar algum instrumento harmônico, como violão ou teclado, para que tenha uma "visão panorâmica" das músicas que executa;
Estude com o apoio do metrônomo. Este objeto pode incomodar, mas ninguém pode se considerar um músico quando "briga" com o metrônomo. Todo bom músico deve submissão a ele; o metrônomo sempre estará certo;
Quando pegar seu instrumento, faça um exercício (escala) ou toque uma canção. Tenha sempre algo sensato para praticar nele;
Cuide da manutenção de suas cordas. As cordas do baixo elétrico são muito caras, por isso, seja disciplinado em limpar com uma flanela todas as vezes que terminar de usar seu instrumento. O suor coopera para o desgaste precoce das cordas.
Outra dica importante é ferver as cordas em água e secá-las, quando estiverem bem envelhecidas. O brilho será devolvido ao som. Não durará muito tempo mas prolonga um pouco mais a vida das cordas.
Envie seu instrumento para revisão periodicamente. É necessário, pois, alguns componentes, como a ponte, influenciam na afinação do instrumento se estiverem desregulados.
Consagre seu instrumento a Deus. Ele é um "utensílio" para o culto ao Senhor. Tudo o que você é e tem deve existir para a glória de Deus.
No amor de Jesus
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Escalas
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Postei aqui as escalas maiores no contra baixo de 4 cordas
sempre começe a escala pelo dedo 2
escala maior C do re mi fá sol lá si
g |-----|--lá-|-----|--si-|--do-|-----|-----|...
d |-----|--mi-|--fá-|-----|-sol-|-----|-----|...
A |-----|-----|--do-|-----|--re-|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
Casa-1-----2-----3-----4-----5-----6-----7---
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escala maior D re mi fa# sol lá si dó# re
g |-----|--si-|-----|-do#-|--re-|-----|-----|...
d |-----|-fá#-|-sol-|-----|--lá-|-----|-----|...
A |-----|-----|--re-|-----|--mi-|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
Casa-2-----3-----4-----5-----6-----7-----8----
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escala maior E mi fa# sol lá si do# re# mi
g |-----|-do#-|-----|-re#-|-mi--|-----|-----|...
d |-----|sol#-|--la-|-----|-si--|-----|-----|...
a |-----|-----|--mi-|-----|-fa#-|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
Casa-5-----6-----7-----8-----9-----10---11---
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escala maior F fá sol lá sib da re mi fá
g |-----|--re-|-----|--mi-|--fá-|-----|-----|...
d |-----|--lá-|-sib-|-----|--do-|-----|-----|...
A |-----|-----|--fá-|-----|-sol-|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
Casa-6-----7-----8-----9-----10---11----12---
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Escala maior G
g |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
d |-----|--mi-|-----|-fa#-|-sol-|-----|-----|...
A |-----|--si-|--dó-|-----|--re-|-----|-----|...
E |-----|-----|-sol-|-----|--lá-|-----|-----|...
casa-1-----2-----3-----4-----5-----6-----7---
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escala maior A
g |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
d |-----|-----|-fa#-|-----|sol#-|--la-|-----|...
A |-----|-----|-do#-|--re-|-----|--mi-|-----|...
E |-----|-----|-----|--la-|-----|--si-|-----|...
Casa-2-----3-----4-----5-----6-----7-----8----
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escala maior B
g |sol#-|-----|-la#-|--si-|-----|-----|-----|...
d |-re#-|-mi--|-----|--fa-|-----|-----|-----|...
A |-----|--si-|-----|-do#-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
casa-1-----2-----3-----4-----5-----6-----7---
2º - Tenha em mente o tipo de som que você pretende tirar do baixo. Por exemplo, um som mais vintage (antigão, tipo rock dos anos 70) nestes casos baixos modelos Jazz Bass ou Precision se encaixariam bem; ou então um som mais "modernoso"...
3º - Faça um levantamento das marcas acessíveis dentro da faixa de preço estipulada (não se esqueça de pesquisar por usados, pois muitas vezes encontramos algumas barbadas), e das sonoridades que mais te atraem.
4º - Procure TESTAR em lojas ou com os amigos os intrumentos relacionados;
5º - Fique com o que VOCÊ mais gostar! Se você comprou um Tonante porque gostou dele, e você acha q o timbre dele é exatamente o que vc está procurando, então vai fundo! Seja feliz com ele!
6º - Lembre se de uma coisa: quando vc compara baixos dentro de uma faixa de preços, é difícil falar qual é o melhor, pois cada modelo possui uma característica diferente do outro (q não quer dizer q um é melhor que outro), como por exemplo, Baixo A e Baixo B custam 700 reais, mas o baixo A tem um som mais Grave, e o Baixo B tem um som mais médio. Nenhum vai ser melhor que o outro, simplesmentem possuem qualidades diferentes, e cada um vai corresponder melhor ao som que vc gosta (ou mais grave ou mais estalado).
7º - Evite pegar um instrumento pensando nas "melhorias" que vc pode fazer nele, pq geralmente com a grana que vc irá gastar pelo baixo, + novos componentes (captadores, por exemplo) + mão de obra em alguns casos acaba ficando quase o preço de um instrumento top (com exceção dos casos ondem existe valor sentimental ou vc tem grana pra investir e não lhe fará falta)
Bom... Acho q é isso.
Em breve pretendo criar uma Lista de marcas e qualidade sonoras por faixa de preços
Uma dica, evite levar amigos com você para a loja na hora da compra, você pode acabar levando uma coisa completamente diferente do que você estava planejando.
1) Se o baixo que vc quer é caro, orçe um semelhante de luthier. Com alguma economia em peças, vc pode sair com um intrumento que te acompanhe por um maior tempo e, assim que entrar uma grana maior, vc dá um upgrade na parte elétrica por exemplo.
2) Cuide bem a madeira destes intrumentos mais baratos, muitas vezes, os braços são de madeira verde e empenam com facilidade. (novamente o de luthier torna-se superior neste ponto)
1 - Bom, vamos começar. Primeiramente vou montrar as várias aplicações do Pizzicato. ATENÇÃO: estas não serão todas, existe muito ainda para desenvolver ;).
Pizzicato de 2 dedos.
Este é o Pizzicato mais básico, utiliza-se os dedos idicador e médio. Usado na maioria das músicas, pois é uma técnica fácil. Dá uma sonoridade do tipo: dum-dom-dum-dom...
Pizzicato de 3 dedos
É umas técnica não aconselhada para iniciantes, pois precisa-se de uma boa coordenação motora, e caso não a tenha o som pode sair muito sujo, além de lento, pois para conseguir velocidade nesta técnica é preciso treinar muito. As vantagens do Pizzicato de 3 dedos são que os músculos se cansam menos e consegue-se tocar muito mais rápido. Possui uma sonoridade do tipo dum-dom-dim-dom-dum-dom-dim.
A sequência é: I-M-A-M-I-M-A
I = Dedo indicardor
M = Dedo médio
A = Dedo anular
Pizzicato de 1 dedo
É usado apenas com o dedo indicardor, e serve para tocar com a mesma batida, tipo: dum-dum-dum. É aconselhável utiliza-lo em passagens mais lentas.
Existes cavalgas de 2 e 3 dedos.
As de 2 dedos são:
I-M-I Pausa I-M-I...
ou
I-Pausa-I-M-I-2 X Pausa-I-Pausa-I-M-I-2 X Pausa...
As de 3 dedos são:
A-M-I-Pausa-A-M-I-Pausa
ou
M-A-M-I-Pausa-M-A-M-I-Pausa
ATENÇÃO: estas são apenas sugestões de como se fazer a cavalgada.
3 - Aplicações
Uma coisa que influencia no som é o local da corda onde você vai fazer o ataque. Enxistem vários jeitos:
Braço
Você pode apoiar o dedo polegar sobre a escala e tocar assim, isto vai produzir uma sonoridade grave e com menos punch.
Captador do braço
Produz uma sonoridade um pouco menos grave, com um pouco a mais de punch.
Corda
Consiste em apoiar o dedo polegar sobre a ultima corda (para isto é bom ter uma COntrabaixo de 5 cordas), entre os dois captadores. Produz uma sonoridade média.
Captador da Ponte
Cria uma sonoridade mais aguda e com bastante punch.
Ponte
Consiste em apoiar o dedo polegar sobre a ponte. A sonoridade é muito aguda e com muinto punch. Além de proporciar uma técnica de pizzicato extremamente rápida, pois a corda nessa região oferece uma resistência maior.
sempre começe a escala pelo dedo 2
escala maior C do re mi fá sol lá si
g |-----|--lá-|-----|--si-|--do-|-----|-----|...
d |-----|--mi-|--fá-|-----|-sol-|-----|-----|...
A |-----|-----|--do-|-----|--re-|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
Casa-1-----2-----3-----4-----5-----6-----7---
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escala maior D re mi fa# sol lá si dó# re
g |-----|--si-|-----|-do#-|--re-|-----|-----|...
d |-----|-fá#-|-sol-|-----|--lá-|-----|-----|...
A |-----|-----|--re-|-----|--mi-|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
Casa-2-----3-----4-----5-----6-----7-----8----
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escala maior E mi fa# sol lá si do# re# mi
g |-----|-do#-|-----|-re#-|-mi--|-----|-----|...
d |-----|sol#-|--la-|-----|-si--|-----|-----|...
a |-----|-----|--mi-|-----|-fa#-|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
Casa-5-----6-----7-----8-----9-----10---11---
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escala maior F fá sol lá sib da re mi fá
g |-----|--re-|-----|--mi-|--fá-|-----|-----|...
d |-----|--lá-|-sib-|-----|--do-|-----|-----|...
A |-----|-----|--fá-|-----|-sol-|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
Casa-6-----7-----8-----9-----10---11----12---
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Escala maior G
g |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
d |-----|--mi-|-----|-fa#-|-sol-|-----|-----|...
A |-----|--si-|--dó-|-----|--re-|-----|-----|...
E |-----|-----|-sol-|-----|--lá-|-----|-----|...
casa-1-----2-----3-----4-----5-----6-----7---
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escala maior A
g |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
d |-----|-----|-fa#-|-----|sol#-|--la-|-----|...
A |-----|-----|-do#-|--re-|-----|--mi-|-----|...
E |-----|-----|-----|--la-|-----|--si-|-----|...
Casa-2-----3-----4-----5-----6-----7-----8----
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escala maior B
g |sol#-|-----|-la#-|--si-|-----|-----|-----|...
d |-re#-|-mi--|-----|--fa-|-----|-----|-----|...
A |-----|--si-|-----|-do#-|-----|-----|-----|...
E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
casa-1-----2-----3-----4-----5-----6-----7---
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INICIANTE COMO COMPRAR SEU BAIXO
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1º - Defina o quanto de grana você está disposto a investir; 2º - Tenha em mente o tipo de som que você pretende tirar do baixo. Por exemplo, um som mais vintage (antigão, tipo rock dos anos 70) nestes casos baixos modelos Jazz Bass ou Precision se encaixariam bem; ou então um som mais "modernoso"...
3º - Faça um levantamento das marcas acessíveis dentro da faixa de preço estipulada (não se esqueça de pesquisar por usados, pois muitas vezes encontramos algumas barbadas), e das sonoridades que mais te atraem.
4º - Procure TESTAR em lojas ou com os amigos os intrumentos relacionados;
5º - Fique com o que VOCÊ mais gostar! Se você comprou um Tonante porque gostou dele, e você acha q o timbre dele é exatamente o que vc está procurando, então vai fundo! Seja feliz com ele!
6º - Lembre se de uma coisa: quando vc compara baixos dentro de uma faixa de preços, é difícil falar qual é o melhor, pois cada modelo possui uma característica diferente do outro (q não quer dizer q um é melhor que outro), como por exemplo, Baixo A e Baixo B custam 700 reais, mas o baixo A tem um som mais Grave, e o Baixo B tem um som mais médio. Nenhum vai ser melhor que o outro, simplesmentem possuem qualidades diferentes, e cada um vai corresponder melhor ao som que vc gosta (ou mais grave ou mais estalado).
7º - Evite pegar um instrumento pensando nas "melhorias" que vc pode fazer nele, pq geralmente com a grana que vc irá gastar pelo baixo, + novos componentes (captadores, por exemplo) + mão de obra em alguns casos acaba ficando quase o preço de um instrumento top (com exceção dos casos ondem existe valor sentimental ou vc tem grana pra investir e não lhe fará falta)
Bom... Acho q é isso.
Em breve pretendo criar uma Lista de marcas e qualidade sonoras por faixa de preços
Uma dica, evite levar amigos com você para a loja na hora da compra, você pode acabar levando uma coisa completamente diferente do que você estava planejando.
1) Se o baixo que vc quer é caro, orçe um semelhante de luthier. Com alguma economia em peças, vc pode sair com um intrumento que te acompanhe por um maior tempo e, assim que entrar uma grana maior, vc dá um upgrade na parte elétrica por exemplo.
2) Cuide bem a madeira destes intrumentos mais baratos, muitas vezes, os braços são de madeira verde e empenam com facilidade. (novamente o de luthier torna-se superior neste ponto)
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Tutorial de Pizzicato
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Ae pessoal, blz?? este é um tutorial sobre a técnica do Pizzicato (lê-se "pitzicato"). Ele pode aparentar ser uma técnica simples, sem muita variações, mas se aprofundarmos o nosso estudo sobre veremos que isto não é verdade. Este é o primeiro de uma série de tutoriais que irei postando aqui, trantando de assuntos, que vão além deste, como por exemplo: técnicas de mão esquerda, técnicas de palheta, Tapping, Slap e percurssão. 1 - Bom, vamos começar. Primeiramente vou montrar as várias aplicações do Pizzicato. ATENÇÃO: estas não serão todas, existe muito ainda para desenvolver ;).
Pizzicato de 2 dedos.
Este é o Pizzicato mais básico, utiliza-se os dedos idicador e médio. Usado na maioria das músicas, pois é uma técnica fácil. Dá uma sonoridade do tipo: dum-dom-dum-dom...
Pizzicato de 3 dedos
É umas técnica não aconselhada para iniciantes, pois precisa-se de uma boa coordenação motora, e caso não a tenha o som pode sair muito sujo, além de lento, pois para conseguir velocidade nesta técnica é preciso treinar muito. As vantagens do Pizzicato de 3 dedos são que os músculos se cansam menos e consegue-se tocar muito mais rápido. Possui uma sonoridade do tipo dum-dom-dim-dom-dum-dom-dim.
A sequência é: I-M-A-M-I-M-A
I = Dedo indicardor
M = Dedo médio
A = Dedo anular
Pizzicato de 1 dedo
É usado apenas com o dedo indicardor, e serve para tocar com a mesma batida, tipo: dum-dum-dum. É aconselhável utiliza-lo em passagens mais lentas.
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Cavalgadas
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Cavalgas são formas de usar o Pizzicato com uma sonoridade mais "cavalgada", tipo: dum-dom-dim-pausa-dum-dom-dim... Têm uma boa aplicação em partes corridas e agitadas das músicas. Existes cavalgas de 2 e 3 dedos.
As de 2 dedos são:
I-M-I Pausa I-M-I...
ou
I-Pausa-I-M-I-2 X Pausa-I-Pausa-I-M-I-2 X Pausa...
As de 3 dedos são:
A-M-I-Pausa-A-M-I-Pausa
ou
M-A-M-I-Pausa-M-A-M-I-Pausa
ATENÇÃO: estas são apenas sugestões de como se fazer a cavalgada.
3 - Aplicações
Uma coisa que influencia no som é o local da corda onde você vai fazer o ataque. Enxistem vários jeitos:
Braço
Você pode apoiar o dedo polegar sobre a escala e tocar assim, isto vai produzir uma sonoridade grave e com menos punch.
Captador do braço
Produz uma sonoridade um pouco menos grave, com um pouco a mais de punch.
Corda
Consiste em apoiar o dedo polegar sobre a ultima corda (para isto é bom ter uma COntrabaixo de 5 cordas), entre os dois captadores. Produz uma sonoridade média.
Captador da Ponte
Cria uma sonoridade mais aguda e com bastante punch.
Ponte
Consiste em apoiar o dedo polegar sobre a ponte. A sonoridade é muito aguda e com muinto punch. Além de proporciar uma técnica de pizzicato extremamente rápida, pois a corda nessa região oferece uma resistência maior.
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4 - Ultimas considerações sobre o Pizzicato
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Esta técnica é corretamente realizada não puxando a corda, mas sim raspando os dedos sobre elas.